5 técnicas simples para cintilografia renal

A distribuiçãeste do radiofármaco pelo corpo do paciente é avaliada por imagens feitas em 1 equipamento do detecçãeste por radiação chamado Câmara de Cintilaçãeste (ou Gama-câmara), motivo pelo qual as imagens sãeste chamadas de Cintilografia e a concentração por radiofármaco observada em um órgão, depende nãeste exclusivamente de tua morfologia, porém principalmente da sua própria função. 

• Avaliaçãeste do transplante renal: Rejeição aguda e crônica, necrose tubular aguda, oclusãeste da artfoiria ou veia renal, obstruçãeste ureteral.

Frequentemente uma injeçãeste do diurético é aplicada de modo a melhor avaliação da eliminaçãeste do material (entre 15 e 20 minutos do estudo). Este estudo igualmente Têm a possibilidade de ser realizado associado ao Teste do Captopril, de modo a avaliação por hipertensão renovascular.

Saiba como é feito: O paciente recebe uma injeçãeste do radiofármaco (DMSA marcado com Tecnfoicio-99m) e realiza imagens 4 a 6 horas após essa injeção.

Contra-indicações: Este estudo nãeste deve ser realizado em mulheres grávidas e as de que estãeste amamentando devem conversar pessoalmente com este médico do serviço previamente de marcar o exame.

• Cisto indireta: É necessário o paciente beber 3 copos do água, esvaziar a bexiga previamente da injeção e urinar durante este exame. Feita a todos os momentos em Argumento com a cintilografia renal, usando aquisiçãeste de imagens dinâmicas do enchimento e esvaziamento vesical.

A dose do radiaçãeste envolvida nos estudos diagnósticos é bastante reduzida e nãeste traz maiores preocupações, exceto em situações tais como gravidez ou amamentaçãeste, em que a administração cintilografia renal do elementos radioativos É possibilitado a ser contraindicada.

Tais como é feito: As imagens sãeste adquiridas imediatamente após a injeçãeste do radiofármaco (Pertecnetato marcado utilizando Tecnécio-99m) usando este paciente deitado em decúbito dorsal e na suspeita por varicocele, utilizando o paciente em pé.

Principais indicações: dor testicular (diferencial entre torçãeste x inflamaçãeste) e avaliaçãeste de varicocele (Têm a possibilidade de ser associada a infertilidade).

Este preparo inclui a suspensãeste por medicamentos (confirmada utilizando este médico solicitante) e geralmente deve ser comparado a um estudo basal (isento Captopril).

As propriedades físicas do Tecné especialmentecio-99m permitem a obtençãeste de imagens com baixa dose de radiação para o paciente, devido ao seu rápido decaimento.

O Tecnfoicio-99m é o elemento radioativo Muito mais empregado, sendo muitas vezes incorporado ou ligado a outras molfoiculas, de que têm afinidade por variados órgãos.

Contra-indicações: Este estudo não deve ser realizado em mulheres grávidas e as de que estão amamentando devem conversar pessoalmente com o médico do serviço previamente por marcar este exame.

As imagens sãeste realizadas continuamente por 30 a quarenta MOMENTOS após a injeção. Durante esse período, o paciente fica deitado e nãeste deve se movimentar.

Fig. 4: Cintilografia renal conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedatica (DMSA) de paciente utilizando cicatriz renal e dé especialmenteficit do função tubular no rim esquerdo

• Cisto direta: é necessário a sondagem vesical e que o paciente esvazie a bexiga previamente do estudo. Sãeste adquiridas imagens dinâmicas do enchimento e esvaziamento vesical.

A Medicina Nuclear é a especialidade mfoidica de que se baseia na administração por elementos radioativos ao paciente, utilizando finalidade diagnóstica e terapêutica.

Tais como é feito: O paciente é posicionado pelo equipamento e recebe a injeçãeste intravenosa do radiofármaco (DTPA marcado usando Tecnécio-99m). Esse material é concentrado e eliminado pelos rins, permitindo uma estimativa da funçãeste renal e análise das vias de eliminaçãeste.

Contra-indicações: Este estudo não deve ser realizado em mulheres grávidas e as qual estãeste amamentando devem conversar pessoalmente com este mfoidico do serviço previamente do marcar este exame.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “5 técnicas simples para cintilografia renal”

Leave a Reply

Gravatar